quinta-feira, 27 de setembro de 2012

No escurinho do cinema #3 - Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

Título original: Abraham Lincoln - Vampire Hunter
Direção: Timur Bekmambetov
Produção: Tim Burton 
Elenco: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Mary Winstead, Rufus Sewell, Marton Csokas, Jimmi Simpson, John Rothman
Sinopse: Nancy Lincoln (Robin McLeavy) é a mãe do presidente Abraham Lincoln (Benjamin Walker) e foi assassinada por uma criatura sobrenatural. Inconformado com o fato, ele declara uma guerra sem piedade contra os seres das trevas e começa a destruir todos os vampiros e os escravos que os ajudam.






   Estava procurando alguma ideia pra postar aqui hoje e, nas minhas coisas achei a resenha de 'Abraham Lincoln - Vampire Hunter', que já está escrita há algum tempo, mas eu me esqueci completamente dela. Enfim, se não gostar, você pode ler minha resenha do livro aqui; se não gostar mesmo assim, lamento muito, mas é o que tem pra hoje.
   Como já postei a resenha do livro, não tem muito o que acrescentar a não ser os pontos de discordância entre livro e filme. E, apesar de Seth Grhame-Smith ter sido um dos produtores, as diferenças não são tão poucas. Algumas eu achei legais, outras bastante desnecessárias. Só pra constar, muitas pessoas não gostaram do filme por achar que denigre a imagem do querido presidente; então, se você é uma delas, só queria dizer que isso é frescura no rabo e que você provavelmente não sabe apreciar a criatividade do autor e não tem muito bom senso. Mas, sem ofensas, okay? :)
   
   Ah, e a resenha, por apenas mostrar as diferenças entre livro e filme, pode conter vários spoilers; se você se importa, sugiro que pare de ler aqui e veja apenas a resenha do livro ou a postada no site da Mundo Estranho.
   Pra começar com as diferenças, Abe (interpretado por Benjamin Walker) não sabe que Henry é um vampiro logo no começo, e pensa que o amigo é mais um caçador dos monstros da noite, como ele pretendia ser. Bom, é claro que, quando a descoberta ocorre, há uma pequena rusga entre os amigos, que resulta na quebra de confiança que Abraham tem por Henry. Essa foi uma das mudanças desnecessárias.
   
   Claro que o fato de Henry ser um vampiro tinha que ser culpa de alguém. Aí é que entra uma das diferenças legais: os vilões foram mais evidenciados no filme. Na verdade, no livro, eles não tem uma "cara" própria; são apenas os vampiro do sul que querem continuar com a escravidão para se alimentar. Bom, no filme eles ganham dois vampiros, macho e fêmea, para brigar com Lincoln e os homens do norte. As interpretações de ambos ficaram maravilhosas.
   Outra das diferenças desnecessárias, na verdade quase revoltante pra quem leu o livro, é que Ann, primeiro amor de Abe, nem sequer é citada; e, bem, ela é um dos motivos mais fortes que leva Abraham a ser um caçador de vampiros. Eu ficaria satisfeita com uma simples citação da moça, mas nem isso aconteceu, e só consegui lamentar pelos produtores não acharem-na importante para o desenvolvimento do longa.
  Na lista de diferenças necessárias, ocorre uma desobediência histórica quanto ao número de filhos que Abe tem com Mary, sua esposa depois da morte de Ann. No livro, fiel à história do presidente, ele tem pelo menos cinco filhos, três mortos (se não me engano); já no longa, o único fruto da relação com sua esposa é um menino, morto pelos vampiros depois, fato que causa muita frustração ao Abe já presidente e leva Mary a culpá-lo em sua ira.
   Para não alongar muito a resenha, na lista de diferenças interessantes está o final. Ele foi completamente mudado e não contarei muito aqui para não estragar o prazer de ninguém. Só digo que é muito mais emocionante e esperto do que o que vemos no livro. A única coisa que digo é que Speed, Abe e Jack bolam um plano incrível para enganar os vampiros (incluindo Henry, que procura ajudá-los) e tornam o final dessa história mais que admirável.
   Por fim, se você estiver pensando em assistir ao filme no cinema e o mesmo estiver disponível em 3D, recomendo que opte por não assisti-lo dessa forma; as cenas que merecem a terceira dimensão são muito boas, como as lutas (que ficaram incríveis, diga-se de passagem), mas a maior parte do filme é calma e não precisa do 3D.
   

2 comentários:

  1. Curti bastante esse filme, a estória e tudo mais!
    Inclusive os atores que achei interpretaram super bem seus papéis.
    Gostei bastante do blog e também do post, por isso, já estou seguindo aqui viu?
    Beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em saber que gostou do blog. O sentimento é mútuo :)

      xoxo

      Excluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~