sábado, 29 de setembro de 2012

Top 5 - Rock Nacional

   Mais um dia sem grandes ideias. Mais uma ideia clichê. E mais um post que você não vai querer continuar lendo, e isso só aqui, no Queridos Sapiens, meus caros sapiens!
   É de praxe alguns blogs fazerem um top 5, alguns até fazem com uma frequência programada. Então, hoje decidi fazer um também, que inclui meus cantores nacionais favoritos. Só vai ter rock por aqui. E é fato que o rock nacional está meio perdido; Odin poderia ter feito PeLanza abortar (#brincadeirinha). Mas, ainda há esperança para os corações roqueiros, que mesmo assim não deixam de ser brasileiros.
   5. Terceira Edição - Formada em julho de 2003, inicialmente como um trio, a banda Terceira Edição nasce em Recife (PE) e adotou este nome pelo fato de seus integrantes fundadores, Alexandre Freire (baixo), Thiago Guerra (bateria) e Victor Cahú (guitarra e voz), terem feito parte de duas bandas anteriores com a mesma proposta: fazer suas próprias músicas criando sua identidade. Permanecendo como um trio até início de 2004, a banda resolve crescer em sua estrutura para aumentar as possibilidades de criação. Tomada essa decisão, a banda se firma como um quinteto com Égis (guitarra) e Vinicius Frota (voz), e em agosto do mesmo ano entra em estúdio para a gravação, de forma independente, de seu primeiro disco intitulado O Show da Vida Ideal. Produzido e gravado por Leo D. e William P.(responsáveis por trabalhos como os discos de Mombojó, Astronautas, Vamoz, dentre outros), o disco conta com 10 faixas de autoria da banda. * Eu conheci a Terceira Edição esse ano ainda, mas gosto muito das músicas; algumas seguem o estilo Restart de ser, não vou negar, mas a maioria é bem legal.
   Música favorita. Mundo Mudo
   
   4. Legião Urbana Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano[4]. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante. *Parece meio clichê incluir Legião Urbana numa lista de rock nacional, mas ninguém pode negar que os maiores clássicos do gênero são culpa de Renato Russo e Co. e até hoje é uma das bandas mais famosas do país.
   Música favorita. Eduardo e Mônica (mais clichê, impossível)


   3. Pitty - E você achando que não iria mais ver coisas clichês nessa lista, né? Pitty, nome artístico de Priscilla Novaes Leone, é uma cantora brasileira de rock. Já passou por duas bandas antigas, Inkoma e Shes, e em 2003, com nova banda (Pitty), a cantora adotou definitivamente seu nome artístico. Vendeu mais de cinco milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. *Óbvio que eu conheci a Pitty no seu auge, mas quando os outros esqueceram eu continuei ouvindo e até hoje ouço várias músicas, a maioria das antigas, acho que naquela época as músicas dela era melhores, mas não descredito as músicas atuais, muito menos seu projeto Agridoce, que também é bom.
   Música favorita. Fracasso.
   
   2. Capital Inicial - Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada em Brasília, Distrito Federal, no ano de 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. A banda é composta por Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria), Yves Passarell (guitarra) e, pelos músicos de apoio Robledo Silva (teclado e violões) e Fabiano Carelli (guitarra e violão). Nos últimos anos sofreu grandes modificações em seu estilo, tendo como maior influência o rock inglês. *Não tem nem como falar de Capital Inicial, né? Uma das grandes representantes do rock nacional hoje em dia, suas músicas sempre estão na minha playlist e foi uma das primeiras bandas do gênero que comecei a ouvir, então significa alguma coisa pra mim.
   Música favorita. Depois da meia noite

   1. Detonautas Roque Clube Detonautas Roque Clube (conhecida simplesmente por Detonautas) é uma banda brasileira de rock formada em 1997 no Rio de Janeiro, e que fez muito sucesso no começo dos anos 2000. Influenciados pelo som forte do gênero americano, geralmente as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda. *Se Capital Inicial foi uma das minhas primeiras bandas de rock nacional, Detonautas foi a primeira. Tudo culpa do meu (ex) padrasto, que ouvia muito a banda na época de sucesso. Sem falar que foi um dos grandes motivos por eu me interessar por política hoje em dia.
   Música favorita. Lógica
   
   Enfim, é isso. Acho que pouca gente conhece Terceira Edição, então recomendo que ouçam pelo menos uma música. De resto, os artistas são bem conhecidos, mas merecem ser ouvidos mais um pouco :) 

2 comentários:

  1. Gosto muito das músicas da Pitty são ótimas (:

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aee!! Pitty minha diva! Capital simplesmente fodástico! E claro, Legião forever! Dizer mais o quê depois dessa lista maravilhosa..rss. Eu ainda sou uma mera mortal que escuta rock de verdade!
    Adorei!

    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~