quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Isto não é Hogwarts


  Um dia antes do lançamento do novo livro da amada Tia Jô (J. K. Rowling para os trouxas) no Reino Unido, a obra já até vazou na casa do Tio Sam (apesar do dano ser mínimo, já que o vazamento ocorreu apenas alguns dias antes do lançamento oficial).
   Mesmo assim, quem leu a sinopse e as mais recentes entrevistas da autora já deve saber que o universo de "The Casual Vacancy" é bem diferente da nossa querida Hogwarts, com temas que os bruxinhos quase não imaginavam: sexo adolescente, drogas e política.
   

   Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em choque. Pagford é, aparentemente, uma maravilhosa cidade inglesa, com uma praça mercantil de paralelepípedos e uma antiga abadia, mas o que está por trás dessa bela fachada é uma cidade em guerra.
   Os ricos em guerra com pobres, adolescentes em guerra com os pais, mulheres em guerra com seus maridos, professores em guerra com seus pupilos… Pagford não é o que parece à primeira vista.
   O lugar deixado por Barry no conselho municipal logo se torna o início para a maior guerra que a cidade já viu. Quem vai triunfar  em uma eleição repleta de paixão, duplicidade e revelações inesperadas?

   Em entrevista recente à BBC, a autora ainda explicou que o livro é "muito pessoal", abordando temas relacionados à sua própria vida, como a pobreza:
The Casual Vacancy é um livro adulto com temas fortes, como consumo de drogas e sexo adolescente, um universo muito distinto das aventuras de Harry Potter.
A história se passa em uma pequena cidade inglesa e trata de um conjunto habitacional mal frequentado que se torna uma fonte de divisões em uma sociedade marcada pelo preconceito, o ódio e a exclusão social.
''É um livro muito pessoal, que fala de coisas sobre as quais penso muito a respeito. É pessoal no sentido de que lida com problemas que afetaram a minha vida em um sentido muito real, como pobreza, por exemplo.''
Indagada pela BBC se algumas das experiências vividas pelos personagens refletem a sua própria história pessoal, ela afirma que ''não gostaria de entrar muito nisso'', mas acrescenta que:
''Como já foi fartamente documentado, já tive problemas com questões de saúde mental, já sofri de depressão e, na minha adolescência, tive problemas com ansiedade'', relata. 
   Fonte

Título do post inspirado no quadro "Ceci n'est pas une pipe", do famoso artista plástico René Magritte 


Um comentário:

  1. Eu to super ansiosa com o lançamento desse livro aqui! Sou super fã da JK!
    Mas, só em dezembro... eu espero rsrsrs
    Eu li algumas resenhas feitas pelos ingleses e juro que fiquei louca de raiva... Povo acha que JK se resume a HP e todas a sresenhas eles fizeram questão de comparar, como se fosse uma obrigação, e eu simplesmente odiei isso... Malditos ingleses...

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~