quinta-feira, 27 de setembro de 2012

São Paulo fica em 8° lugar no ranking internacional de bibliotecas


   Ultimamente, o hábito de ir até uma biblioteca para pegar um livro emprestado vem sendo "esfaqueado", digamos assim. Em plena era da tecnologia os que não resolvem comprar seus próprios livros e fazer seu cantinho, optam por baixar e-books na internet e temos até o Kindle e os tablets que facilitam muito essa atividade.
   

   A prefeitura de Londres recentemente fez um estudo reunindo diversas áreas ligadas à arte, inclusive as bibliotecas públicas, comparando 12 metrópoles mundiais. São Paulo ficou em 8° lugar no ranking, mas mesmo assim o número de bibliotecas e a média de livros emprestados deixa a desejar
   Conteúdo retirado da Folha de S. Paulo:
Segundo o levantamento, que, entre outras fontes, reuniu dados da SPTuris e das secretarias municipais de cultura e de planejamento, a capital  tem 116 bibliotecas públicas.
São Paulo tem mais unidades que Mumbai (80), Cingapura (25), Istambul (42) e, curiosamente, Berlim (88). Porém, a capital passa longe de Paris (830), Xangai (477) e Londres (383).
Também mensurado pela pesquisa, o hábito de pegar livros emprestados em São Paulo ficou muito abaixo das outras metrópoles. Em 2011, cada habitante da cidade pegou, em média, 0,7 livros nas bibliotecas públicas. Em Tóquio, o índice anual chega 8,64; em Nova York, 8,32; em Berlim, 6,8 livros.

   Fonte

Um comentário:

  1. Olá!
    Tudo bem?
    Quando eu digo que em relação a cultura em geral os paulistas saem na frente não é exagero da minha parte. O Rio de Janeiro nem aparece..lamentável.
    Ainda sonho em me mudar para a cidade da cultura.
    Bjs!
    Zilda
    http://cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~