quarta-feira, 12 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre o sono


   Hoje eu acordei da minha sesta e pensei em como dormir é bom, não é? (deve ser a segunda melhor coisa do mundo, mas não posso dizer por que a que dizem que é a primeira eu nunca experimentei). Então, pensei também em como eu, e acho que a maioria das pessoas, se interessam pouco por esse assunto. E, como não tenho nada pra fazer, organizei uma lista de dez curiosidades sobre o sono.
   1. O tempo de sono necessário varia de acordo com a idade - Bebês (16 horas); de 3 a 12 anos (10 horas); de 13 a 18 anos (10 horas); de 19 a 55 anos (8 horas); mais de 55 anos (6 horas).
   2. Para uma pessoa normal, dez dias sem dormir representa um grande risco de morte, enquanto que, ficar sem comer o prazo aumenta para duas semanas.
   3. Os homens têm sonhos com outros homens em 70% das vezes. Já as mulheres sonham com ambos os sexos igualmente.
   4. Quando sonhamos, os sentidos continuam alertas, mas os músculos paralisam. Isso acontece para evitar que se "viva" o sonho, podendo até machucar.
   5. Soldados britânicos foram os primeiros a simular uma técnica para ficar sem dormir: quando muito cansados, eles usavam um visor que simulava a luz do nascer do sol.
   6. Um em cada cinquenta adolescentes ainda fazem xixi na cama (não sou eu)
      7. Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbônico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isso porque a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta. 
   8. Todo mundo sonha. Até os cegos; quando a cegueira vem desde o nascimento, o sonho é constituído apenas de sensações, já quando a doença surge depois, eles podem ver imagens também.
   9.  Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, que é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolo
   10. 12% das pessoas sonham em preto e branco; mas os sonhos coloridos ainda causam mais impacto em nosso inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~