quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resenha: Percy Jackson - O Último Olimpiano

Título original: The Last Olympian 
Autor: Rick Riordan (tradutor - Raquel Zampil)
Páginas: 383
Sinopse: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

   "Um desfecho hercúleo, para uma série de heróis" (resenha no Skoob).É difícil falar sobre um livro que a gente gosta; ainda mais quando pode acabar saindo um spoiler sem querer, já que este é volume cinco da série Percy Jackson e os Olimpianos (e último). Mas, eu poderia resumir esse livro em duas palavras, acho: escolhas e família.
   Enfim, chega o tão esperado momento da revelação da Grande Profecia, que coloca o destino do mundo nas mãos de uma única escolha de Percy Jackson. Lembro que quando essa volta iminente de Cronos se anunciou, eu pensei em como isso seria em parte bom para revelar o verdadeiro herói que Percy deveria se tornar. E isso aconteceu; mas não somente porque era seu destino, porque o espírito de Delos disse que assim seria. Aconteceu pura e simplesmente por um amadurecimento admirável do nosso personagem, que teve que descobrir da pior forma as coisas que realmente importavam não só para ele, mas para as pessoas que estão ao seu redor.
   E esse amadurecimento não tornou apenas Percy um herói, mas também Luke. Sim, Luke que pensávamos que não tinha mais jeito mesmo, que era um tremendo-filho-da-puta-idiota-irritante. E isso foi através de uma promessa quebrada, que envolvia a segunda palavra que citei: família. Porque é isso que nos mantêm agindo, acho, a família. Não apenas nossos pais e parentes idiotas; mas, sim quem nós escolhemos para verdadeiramente ser parte da nossa família.
   Na verdade, família e escolhas se entrelaçam, óbvio. Annabeth poderia ter feito uma escolha que envolvia Luke, sua família, e assim minimizado o sofrimento de todos. Luke poderia ter escolhido ficar com sua família e, assim, não se bandear para o lado de Cronos. Grover poderia escolher o exílio em silêncio e não ajudar os espíritos da natureza, sua família. E os deuses, uma família torta mas mesmo assim uma família, poderiam ter escolhido se separar e acabar com a porra toda.
   Tudo isso sem falar que a família (estou repetindo muito as palavras, eu sei) teve influências fundamentais na escolha de Percy. Não fosse a coragem de Grover, o amor de Annabeth e sua mãe, a amizade de Rachel, talvez a batalha final contra o Senhor dos Titãs não tivesse o mesmo desfecho. Talvez, se a família fosse ignorada, essa base simplesmente se perderia, causando também a perda do mundo.
   "O Último Olimpiano" é o desfecho emocionante de uma série que encantou milhares de pessoas ao redor do mundo. Que nos familiarizou com a mitologia, com personagens maravilhosos, com conceitos incríveis. Que nos fez rir com seu humor leve, nos fez ficar tristes, que nos trouxe o doce sabor do mistério em cada uma de suas páginas. Que nos tornou incapazes de compará-la com qualquer outra obra. Que nos fez perceber que existem coisas únicas.
Percy Jackson - disse Hermes - Talvez você possa mesmo nos ensinar uma ou duas coisinhas.

Um comentário:

  1. Ha esse livro é perfeito, assim como toda a serie!
    Ja to lendo Herois Do Olimpo - O Heroi Perdido !
    http://vicioempaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~