sexta-feira, 27 de julho de 2012

No Escurinho do Cinema #1 - O Estranho Mundo de Jack

Título Original: The Nightmare Before Christmas
Direção e Produção: Henry Selick e Tim Burton, respectivamente
Ano: 1993
Tempo de duração: 76 min.
Prêmios e Indicações: Melhores efeitos especiais (indicação ao Oscar de 1994), melhor filme de fantasia e melhor música, melhor diretor e melhores efeitos especiais (vencedor e indicado do Prêmio Saturno de 1994), melhor trilha sonora original (indicação Globo de Ouro 1994)




  Jack Skellington é um ser fantástico que vive na "Cidade do Halloween", onde todos são criaturas assustadoras que passam o ano fazendo planos para a próxima festa das bruxas. Inclusive, Jack é um tipo de influência para todos os habitantes da cidade, como um rei (na verdade ele é mesmo o "Rei das Abóboras"); é o braço direito do prefeito, dono do cãozinho morto Zero e a paixonite de Sally, uma boneca criada por um cientista louco da cidade.


  Apesar de tudo, logo no começo do filme, nosso personagem se vê sufocado pela mesmice de sua vida e, assim, sentindo necessidade de ir em busca da felicidade. É então que Jack descobre a incrível Cidade do Natal, um lugar onde todos são felizes e brincam juntos. Parecia o sonho que ele sempre havia esperado.
  De volta à Cidade do Halloween, Jack diz a todos que naquele ano eles iriam fazer sua própria festa de Natal, com direito até de uma roupa vermelha para o magrelo. Porém, Sally dez que teve uma visão sobre a festa e tenta avisar a Jack, insistindo para que ele desistisse da festa. Claro que Jack não dá ouvidos e manda brasa em seu Natal. Mas, em sua loucura como Papai Noel e com a ajuda dos outros habitantes da cidade, nem tudo sai como no sonho perfeito do Rei das Abóboras.
  Esse é mais um filme clichê, no qual o final a moral é sempre pensar antes de seus atos, ou não querer ser mais do que você possa ser (moral é tão relativa, não?)? Talvez sim. Mas, "O Estranho Mundo de Jack" é um filme delicioso de se assistir, com personagens divertidos e uma trilha sonora que depois fica martelando na sua cabeça. E, nem preciso dizer que meu personagem preferido é Jack, hein? Pra mim é uma daquelas pessoas meio ingênuas que querem sempre mais e buscam isso sem pensar nas consequências; é fofo e, de ingênuo, chega a ser engraçado.
  "The Nightmare Before Christmas" é um filme que merece ser um pouco mais lembrado. Uma produção simples, um stop motion bem feito e uma história quase emocionante.


   "O Estranho Mundo de Jack" trailer legendado (VHS, ui):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~