domingo, 29 de julho de 2012

Criaturas Fantásticas #2 - Fauno



  Que beleza, o post sobre criaturas fantásticas está meio atrasado, mas ainda vale, não? (:
  Hoje vamos falar sobre os faunos, que muita gente atribui à mitologia grega; mas isso está errado: as primeiras estórias sobre os faunos surgiram na mitologia romana. Até que o erro não é tão grande, já que as duas são bem parecidas entre si.
  Basicamente, os faunos são criaturas meio bode e meio humano que se dedicam a proteger florestas e a natureza em geral. Sobre sua inteligência, há controvérsias, mas eu prefiro acreditar que são espertos. E, geralmente, são gentis, o que torna a convivência com os humanos, quando há, bastante amigável
  Em geral, servem a Pã, deus dos bosques e dos campos atribuído à mitologia grega.
  Geralmente, a imagem do fauno costuma ser a mesma em diversas mídias; as diferenças que podem ocorrer são o tamanho dos chifres e presença ou ausência do pelos na parte de cima do corpo.
   
   Nos livros, os faunos, no momento são mais conhecidos graças a Rick Riordan, autor de Percy Jackson, onde os faunos são uma espécie de tutores no Acampamento Meio-Sangue, inclusive o melhor amigo de Percy, Grover, é um fauno (ou sátiro). Depois, voltamos a C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia; quem não se lembra do fauno Tumnus, o gentil amigo de Lúcia Pevensie em O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa? Após isso, porém, os faunos não tornam a aparecer muitas vezes na série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~