Autor: vários
Páginas: 492
Sinopse: Ruas estranhas é uma coleção de 16 histórias fantásticas urbanas onde os editores George R. R. Martin e Gardner Dozois reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris da série True Blood, Conn Iggulden, Glen Cook, Patricia Briggs, Diana Gabaldon e outros autores de destaque. Nessas histórias nascidas da imaginação de escritores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos. Cuidado! O perigo está ao final de cada esquina.
Ruas Estranhas é uma coletânea de 16 contos de fantasia urbana, que são
basicamente histórias policiais com um toque sobrenatural. Fato interessante:
George Martin não escreve nada além de uma introdução de cinco páginas, o que
deixou muita gente putíssima com a Fantasy. Motivo? Bem, só faltava o nome dele
estar escrito em neon na capa. Mas, enfim, vamos aos contos, a maioria escrita
por autores super renomados (que você provavelmente não conhece):
- Morte por Dahlia; Charlaine Harris – Num futuro onde humanos e
criaturas sobrenaturais convivem, ocorrem festas onde humanos são doadores
voluntários de sangue. Numa noite, porém, tudo dá errado e um humano acaba
morto. Cabe a Dahlia, uma vampira, investigar e descobrir que o perigo nem
sempre está onde se espera.
- A Sombra que Sangra; Joe R. Lansdale – Richard às vezes trabalha como
detetive particular e já teve algo com Alma May; agora, o irmão dela, Tootie,
lhe mandou um disco muito bizaro e a prostituta espera que Rick o encontre.
Apenas para descobrir que Tootie fez tratos com quem não deveria e tem uma
sombra que não a sua atrás dele.
- Coração Faminto; Simon R. Green – Uma bruxa procura o detetive Taylor
para um caso: um ex-namorado lhe roubou o coração. Literalmente. Supostamente,
está guardado no Repouso do Coração e John precisa desfazer toda a rede de
mentiras de Holly para descobrir o que realmente está acontecendo.
- Estige e Pedras; Steven Saylor – Na antiga Babilônia, as mulheres
ofereciam sua virgindade ao templo de Ishtar. Séculos depois, o poeta Antípatro
e seu companheiro Giordano se deparam com duas mortes e um suposto templo
assombrado.
- Dor e Sofrimento; S. M. Stirling – Salvador e Cesar são detetives em
Santa Fe e acabam pegando um caso que envolve um incêndio criminoso. Mas seu
principal suspeito tem poderes desconhecidos, além de uma vida amorosa mal
resolvida.
- Sempre a mesma velha história; Carrie Vaughn – Rick é um vampiro. Em
1947 ele conheceu Helen, uma moça perseguida por um bandido perigoso. Sessenta
anos depois, Helen é morta e Rick sente obrigação de ir atrás do assassino.
- A Dama Grita; Conn Iggulden – Jack Garner passou anos enganando
velhas viúvas, supostamente falando com mortos. Depois de um evento onde
conhece a Dama, se declara caçador de fantasmas. Mas vai descobrir que nem
todos os fantasmas querem ser caçados e precisam de um desenterrar melhor da
história. Inclusive a de Jack.
- Hellbander; Laurie R. King – Num futuro próximo há uma mistura do DNA
humano com uma espécie de salamandra. Mark Heller é um SalaMan, além de
detetive particular. Uma de sua espécie vai procurá-lo: seu irmão e vários
outros estão desaparecidos há semanas. E a busca de Heller o leva até
cientistas dignos do Terceiro Reich.
- Ladrões de sombra; Glenn Cock – Eu nem consigo falar sobre a história
desse conto. Aliás, quem consegue?! A narrativa de Cock é terrivelmente
escrota, os personagens são ridículos, a história é sem sentido. Resumindo, o
pior conto do livro, antes até mesmo de “Dor e Sofrimento”.
- Sem mistério, sem milagre; Melinda M. Snodgrass – O detetive Cross é
uma criatura que pode se apossar de um corpo humano, como um deus. Quando um
estranho símbolo surge na cidade, há a suspeita de um Antigo à solta, uma
criatura perigosa que pretende mudar os rumos da sociedade estadunidense.
- A diferença entre um enigma e um mistério; M. L. N. Hanover –
Demônios estão em toda parte; em nossas mentes, que são nossos verdadeiros
demônios. Quando o detetive Mason recebe um caso curioso, vai descobrir também
que nem tudo pode ser um enigma, que há mistérios entre nós também.
- O curioso caso Deodand; Lisa Tuttle – Um deodand é um objeto que um
dia causou o mal, mas que pode vir a se tornar quase sagrada através de boas
ações. O dono de uma coleção faz exatamente o oposto e se vê sentenciado a
suportar as conseqüências disso.
- Lorde John e a peste de zumbis; Diana Gabaldon – Na Jamaica, escravos
fugidos estão causando um grande rebuliço e Lorde John é chamado para investigar
a causa disso tudo. Ele descobre nada menos que um plano com zumbis. Regido por
nada menos que vingança.
- Cuidado com a cobra; John Maddox Roberts – Na Roma Antiga, os marso
têm sua cobra sagrada roubada. Assim, Decius descobre que, quando o poder está
envolvido, é preciso estar atento às cobras que sibilam à volta.
- De vermelho, com pérolas; Patricia Briggs – Warren é um detetive
particular (e lobisomem), que trabalha no escritório de seu parceiro. Um dia,
uma zumbi aparece para matar Kyle (o parceiro). Ao longo da investigação,
Warren pode ver que o perigo às vezes pode estar mais perto do que imaginado.
- A águia de Adak; Bradley Denton – Durante a Segunda Guerra Mundial,
uma águia “gigante” é encontrada morta em Adak. Então, se segue uma corrente de
magia e busca pelo poder. Mas o futuro nem sempre é o que parece ser.
Fato interessante: Lorde John
(Lorde John e a peste de zumbis) e Warren (De vermelho, com pérolas) são
homossexuais; interessante por que eu sempre preferi histórias de mistério onde
o investigador era gay. Mas não me perguntem por quê.
O ponto alto do livro pra mim
foi com “A sombra que sangra”: é muito bem narrado e tem até um toque de terror,
o que torna tudo muito mais interessante; os personagens também foram bem
construídos, se considerarmos que é um conto com menos de 30 páginas e eu
consegui imaginar todas as cenas com perfeição na minha cabeça.
“Lorde John e a peste de
zumbis” é o maior conto da história, com cerca de 70 páginas. Também é muito
interessante, coloca todos os detalhes importantes sem se tornar maçante e um
final até que surpreendente. Mesmo assim, não é o meu preferido.
Agora, se “A sombra que sangra”
foi meu ponto alto, nada se compara à “Águia de Adak”. Tem humor, tem mistério,
tem personagens interessantes e uma narrativa perfeita. De longe, é o meu conto
preferido. Ainda assim, o melhor personagem, na minha opinião, fica com “Jack
Garner” (você vai entender as aspas se ler o livro), de “A Dama grita”: é ele
quem narra o conto, é divertido, você se sente quase como se um amigo estivesse
contando aquilo a você.
Pra quem gosta de ficção científica
(como eu), vai ser bom ler “Hellbander”. A história é bem criativa e o final é
até um pouco previsível, mas, sério, isso não prejudica em nada o fato de a
proposta do conto ser boa. Outro interessantíssimo é "O curioso caso deodand", vale a pena.
Enfim, os piores contos, na
ordem foram: “Morte por Dahlia”, “Dor e sofrimento” e, claro, “Ladrões de
sombras”. As histórias são quase ridículas. O primeiro tem um apelo sexual
completamente desnecessário e uma história clichê, nada cativante, além de
super previsível. “Dor e sofrimento” poderia ser interessante, a proposta para
a história pelo menos foi, mas não souberam colocar a história de uma maneira
cativante, de forma que a história ficou confusa e maçante. E, bem, você já
pôde conferir minha revolta com “Ladrões de sombras”.
“Ruas Estranhas” é um bom
livro, mas com seus altos e baixos, como toda coletânea, aliás. Não é uma super
obra, mas vale a pena para quem gosta de fantasia E mistério.
P.S. Dedico essa resenha aos meus amigos lindos, que me presentearam com o livro: Andressa, Maria Victória, Jéssica, Samuel e Naiane, s2 pra eles.
gostei muito da resenha
ResponderExcluirsó senti falta de quantas estrelas vc daria ao livro
deve ser o costume pq faço resenhas assim e tenho uma noção visual fora a escrita do que a pessoa achou.
xp
gostei muito do teu blog, e estou seguindo, se quiser clica no meu perfil e da uma olhadinha no meu blog literário e participa da promo da halloween, ou nem olha XD fica a seu critério ^^
boa tarde e ótimo feridão.
Adorei sua resenha e, devo dizer que o nome do George foi o que me chamou atenção, e saber que ele não escreve nada mais que cinco páginas me fez vontade de chutá-lo com tanta força que ele ia parar em marte. Bem.
ResponderExcluirAdorei o seu blog, estou seguindo.
Beijos.
Amor, Ana.
Gostei de sua resenha.
ResponderExcluirNão conhecia o livro.
Beijos
cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Gostei de Morte por Dahlia, mas concordo sobre Ladrões de Sombra. Não da pra saber quem esta falando e a historia é confusa.
ResponderExcluirMas para mim o auge foi Estige e Pedra.