quinta-feira, 14 de agosto de 2014

[Maratona Disney] Ponto zero: A história da Disney

   Você provavelmente conhece a história da Branca de Neve e seus Sete Anões. Conhece Cinderela, e seu título de Gata Borralheira. Conhece com certeza Mickey Mouse e seus amigos atrapalhados. E sabe que essas histórias mágicas são trazidas até nós pelo Walt Disney Studios.
  
Mas, você conhece a história por trás da nossa querida Disney?
   O estúdio foi fundado em 1923 pelos irmãos Walt e Roy Disney (é tão estranho pensar que pessoas realmente tinham “Disney” no nome) com o nome de Disney Brothers Cartoon Studio. Naquela época, a empresa produzia apenas pequenas séries e curtas de animação como Comédias de Alice. A então grande novidade era a presença de áudio no cinema; inovação aproveitada pelos irmãos Disney. Com encerramento da série, a empresa acabou passando por alguns problemas financeiros.
   Mas a sorte mudou em 1928 com a criação do simpático ratinho que todos conhecemos e amamos. Mickey Mouse apareceu pela primeira vez no clássico curta metragem Steamboat Willie, e foi dublado pelo próprio Walt Disney. O sucesso foi tremendo e Mickey logo se tornou o símbolo das empresas Disney e, desde então, é conhecido e quase idolatrado no mundo todo.
   Com o sucesso, o então The Walt Disney Productions deu lugar à Walt Disney
Productions Ltd. e mais três empresas. E, finalmente, Walt Disney pôde investir em seu grande sonho: o lançamento de um longa metragem animado. E em 1937, chega ao público o filme “Snow White and the Seven Dwarfs”, baseado no conto “Branca de Neve” dos irmãos Grimm (que se tornariam a maior inspiração do estúdio na época). Ele foi o primeiro longa de animação a ser produzido no EUA; o primeiro a ser totalmente em cores; e o primeiro a ser considerado um dos clássicos da Disney. Até hoje, muito do modo de produção dos longas de animação ainda tem origem nesse filme pioneiro, como por exemplo o fato de se gravar as vozes dos atores interpretando seus papéis antes da execução dos desenhos, para facilitar a sincronização de áudio e imagem.
  
O sucesso comercial do filme abriu espaço para outros investimentos. Logo a Disney não era apenas um estúdio para esquetes animados. Mas se alastrou para todos os campos da mídia e iniciaram os projetos para os famosos parques temáticos. Não se limitava somente ao cinema. E começou a ganhar também com os royalts de uso de imagem de personagens e outras marcas da Disney para todo tipo de aplicação comercial. Em 1941, por exemplo, a companhia passou a criar filmes como campanha em favor dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. É conhecido por todos o famoso curta metragem onde o Pato Donald vive o pesadelo do nazismo.
   Sete anos depois de sua produção, A Branca de Neve volta a render dinheiro à Disney e salva a empresa. A partir daí, os relançamentos se tornam um padrão de geração de renda. Em 1954, foi criado o programa Disneyland na rede ABC e as constantes mudanças de distribuidora foram solucionadas com a criação da Buena Vista Distribution Company. A empresa já havia utilizado os serviços da Columbia Pictures, United Artists e RKO Radio Pictures.
   Então a Disney já investia em outros campos e também no cinema live action. E ainda produzia os curta metragens e séries animadas. Mas os lucros e público dos estúdios provinha dos grandes sucessos de seus longa metragens, como "Dumbo", "Pinóquio", "Bambi" e todos os outros.
   Em 1966, Walt Disney morre de câncer no pulmão. Com a falta de liderança, a companhia começa um lento declínio, que culmina com a tentativa de acionistas de comprar a empresa através do controle majoritário de suas ações. Um ano depois da morte de Walt, começa a construção do The Walt Disney Resort, na Flórida, aberto em 1971 – mesmo ano da morte de Roy Disney. Antes disso, a Disneylândia, na Califórnia, já funcionava desde 1955.
   A partir de 1983, mudanças na administração do conglomerado dão ênfase à expansão dos parques temáticos. Um exemplo disso é a inauguração do Tokio Disneyland Resort, primeiro empreendimento fora do país. Quatro anos depois, teve início o projeto da Euro Disney, aberta ao público em 1992, na França.
   Outra mudança de nome ocorre em 1986, de Walt Disney Productions para o definitivo The Walt Disney Company. No ano seguinte, a primeira loja da Disney é aberta na Califórnia. Já em 1991, A Bela e a Fera é a primeira e única animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme.
   Nessa época, a periodicidade dos lançamentos começou a aumentar. Entre 1937 e 1970, os estúdios lançaram 15 filmes de longa metragem. Até então, não havia frequência exata; em alguns períodos havia lançamentos de muitos filmes, enquanto que em outros, passavam-se vários anos sem nenhum novo filme. O espaço entre os lançamentos foi diminuindo, até o que conhecemos hoje: a Disney Company lança um novo filme a cada seis meses, nas férias escolares.
  
A partir dos anos 2000, a Disney começou a investir mais em canais da TV a cabo. Ao mesmo tempo, perdia espaço no cinema de animação para estúdios como a Pixar e a Dreamworks, que investiam nas produções por computação gráfica em filmes como Toy Story e Madagascar. Finalmente, em 2004, a Disney se rende e lança “Home on the Range” (Nem que a Vaca Tussa): esse seria seu último filme produzido com as técnicas tradicionais, ou seja, manualmente. E viria a se tornar o filme preferido desta que vos fala. A partir daí, praticamente todas as animações da Disney foram feitas em computadores. Ela só voltou ao trabalho manual com “The Princess and the Frog” e “Winnie the Pooh”.
   Em 2006, a Disney vê sua crise acalmada pela compra dos estúdios Pixar. E se rendeu, finalmente, às demandas do público atual: a Jornada do Herói e a computação gráfica.
   E, assim, com altos e baixos e detalhes ausentes aqui, a Disney torna-se o que é hoje.
   “Mas, senhor!, por que você fez essa pesquisa inútil e colocou nesse seu blog inútil?”
   Segundo a Wikipédia, a Disney produziu e lançou 53 longas animados até agora. Meu objetivo é fazer uma “maratona” e assistir a todos esses 53 filmes em ordem cronológica. Relembrar os que fizeram a minha infância e conhecer aqueles filmes esquecidos no tempo. Meu blog inútil receberá a resenha de todos esses 53 filmes (eu espero).

   Por quê? A Disney fez parte da minha infância e faz parte da infância dos pequenos de hoje em dia e provavelmente fará parte da infância de muita gente ainda. Só quero observar a evolução de todas essas animações e provar de toda a genialidade deixada por Walt Disney.


Fontes de"pesquisa":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_de_Neve_e_os_Sete_An%C3%B5es_(Disney)
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Walt_Disney_Company
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney_Animation_Studios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mickey_Mouse
http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/historia-da-disney-20091210.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~