domingo, 21 de outubro de 2012

Sofá de Domingo #06

   Semana passada o Sofá de Domingo não foi ao ar, porque e estava ocupadíssima e não tive tempo para planejar o post. Mas, enfim. Hoje tem dois filmes de ficção científica que eu adoro: Videodrome, de 1983, que é bem pouco conhecido; e O Nevoeiro, inspirado num conto de mesmo nome do Rei Stephen King.
             
                                                                Título original: idem
Direção: David Cronenberg
   Max Renn é o presidente do Canal 83, que exibe programas de soft-porn e violência. Mas, ultimamente, Max e seus sócios estão atrás de algo que seja mais impactante, algo forte... assustador. É quando ele descobre o Videodrome, um programa apenas com tortura e assassinato sem nenhum enredo. Era exatamente o que ele estava procurando.
   Com o tempo, porém, Max descobre que tudo o que acontece no Videodrome é real, são filmes snuff. Pior: Renn está tendo constantes alucinações; essas ilusões são causadas pelo programa, óbvio. O Videodrome usa as transmissões para mudar completamente a visão que a pessoa tem sobre a realidade, causando danos cerebrais permanentes.
   Depois de tudo, Max descobre que ele era como um teste para os filmes, para ver a reação dele ao programa. É como um plano para deixar uma América do Norte supostamente mole, enfraquecida, mais forte, como os outros países.
   Enfim, o Videodrome leva Max a fazer um monte de merda, ele mata alguns, nada demais. Os efeitos são ótimos, se considerarmos o ano (1983), chegam até a ser bizarros. E, sinceramente, uma história sobre filmes snuffs na década de ’80?! “Videodrome” foi completamente além do seu tempo em tudo.
   Um Laranja Mecânica da sua época, Videodrome nos coloca a mesma mensagem: até que ponto pode chegar a violência humana e a nossa “idolatria” pela mesma?
________________________________________________________________________________
Título original: The Mist
Direção: Frank Darabont
Ano: 2007
Sinopse: Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.
   * Essa é a melhor adaptação pra um escrito de Stephen King (até por que o Rei não participou da produção; um péssimo produtor, ele). É interessantíssimo, porque nos mostra de certa forma, como a nossa sociedade está hoje: nós não conseguimos conviver com seres da nossa espécie! Ao longo do filme, é possível ver que as brigas dentro do supermercado só aumentam. O verdadeiro monstro (as relações humanas) ficam lá dentro, enquanto o desconhecido do nevoeiro é quase que completamente esquecido.
                                                                    

Um comentário:

  1. Hey!!
    Nunca li assisti a nenhum dos dois filmes e parecem bem interessante, haha. Com certeza irei procurar para assistir, beijo!!

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~