terça-feira, 2 de outubro de 2012

Perguntas Curiosas Sobre Sexo

   A edição especial do mês de agosto da revista Superinteressante reuniu 101 Perguntas Curiosas Sobre Sexo. Vou colocar aqui apenas algumas que eu achei interessantes; a revista já saiu das bancas (estava por R$12,00), mas quem quiser pode encontrar fácil o arquivo em PDF pra baixar na internet.

   1. Os opostos se atraem? - Do ponto de vista da biologia evolutiva, sim. Os vertebrados têm um grupo de genes chamado Complexo Principal (CPH) responsável pelo sistema imunológico. Um estudo realizado na Universidade do México indicou que o CPH influencia os odores corporais e que homens e, principalmente, as mulheres, são atraídos por complexos diferentes dos seus. Isso evitaria a reprodução entre pessoas da mesma família e garantiria maior variedade genética, tornando os filhos mais resistentes a doenças. Quanto maior a variação de CPH, mais chance ele tem de reconhecer invasores. Mas ninguém vai ficar com um mala só por causa disso, claro.
   7. Clima e altitude afetam a vontade de fazer sexo? - Sim. Pesquisadores franceses concluíram que o nível de andrógenos, hormônios masculinos relacionados ao desejo sexual em homens e em mulheres, aumenta no verão. E estudos demográficos já demonstraram que, em todo o mundo, o número de nascimentos tende a ser maior nove meses depois da estação mais quente do ano, o que confirmaria a primeira teoria. O clima também pode interferir se levarmos em consideração a melatonina, hormônio secretado pela glândula pineal, localizado no cérebro, associado aos ritmos biológicos. A melatonina é produzida no período noturno e, em ambientes escuros seus níveis aumentam, causando sono. Então, o excesso pode comprometer a libido. Já a serotonina, neurotransmissor que regula o humor, é fabricada na presença da luz. "É por isso que, no inverno, quando os dias são mais curtos, e em períodos chuvosos, nos quais o sol quase não aparece, as pessoas ficam mais deprimidas", explica o psicólogo Ricardo Monezi, professor de fisiologia do comportamento no Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp. Seguindo esse raciocínio, nas regiões de inverno longo e rigoroso as pessoas estão mais sujeitas a sentir uma diminuição da libido. Mudanças bruscas de altitude também podem esfriar os ânimos. Em regiões elevadas, a respiração fica mais curta e quem não está acostumado sente tontura e dor de cabeça.
   
   8. O que é frigidez? - É a completa falta de desejo sexual, que pode acontecer por vários motivos: trauma por abuso sexual, efeito colateral de algum medicamento, como antidepressivos; doenças ginecológicas que causam desconforto e dor; crença de que o sexo é sujo e proibido. Agora, frigidez é diferente de falta de orgasmo (anorgasmia). Se a mulher fica excitada, mas não consegue chegar lá de jeito nenhum, as causas vão desde estímulos inadequados até stress e ansiedade. 
   11. Por que as mulheres não se excitam com filmes pornôs? - O pesquisador americano Barry Komisaruk, da Universidade de Rutgers, monitorou a atividade cerebral de uma mulher desde a atração até o orgasmo e verificou que o córtex sensorial, que processa sensações como empatia, é a primeira área a ser estimulada. Nos homens é a visão. Isso explicaria porque elas não veem a menor graça em cenas de anatomia explícita, preferindo aquelas que sugerem algum tipo de emoção.
   15. É possível ter prazer anal? - Sandy estava certa. É possível, sim - e para ambos os sexos. O ânus e o períneo são regiões altamente sensíveis ao toque, com irrigação sanguínea e terminações nervosas abundantes. Para a sexologia, ter prazer com esse tipo de estimulação é uma questão de gosto, e não de preferência sexual.
   20. Sexo pode alargar a vagina?  - Como a vagina é um órgão bastante elástico, ela se alarga durante a penetração mas volta ao tamanho original logo depois. No parto normal, também funciona assim após a passagem do bebê.
   26. Dá mesmo para aumentar o tamanho do pênis? - A cirurgia de alongamento peniano com finalidade cosmética em pênis normais existem em caráter experimental, para casos selecionados e realização permitida apenas em centros médicos de pesquisa, de acordo com normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Federal de Medicina. E o paciente pode correr o risco de sofrer complicações por danos à estrutura, levando à impotência, perda de sensibilidade ou retração causada pela cicatrização, que diminui ainda mais o tamanho. Depois da cirurgia, o pênis perde sua angulação natural e, quando ereto, aponta para baixo. Como se não bastasse, ele pode ganhar um aspecto Shrek: inchado, com nódulos e partes retraídas. [...]
   
   34. Dá pra prevenir a impotência? - Sim e não. Se você considerar que grande parte dos casos acontece em decorrência de doenças como diabetes e pressão alta, de tabagismo e excesso de álcool, uso de drogas e de medicamentos, dá pra evitar. Stress e ansiedade também dificultam a ereção. Se a causa for especificamente ligada a disfunção erétil, como idade avançada e queda na produção de óxido nítrico  , que atua como vasodilatador durante o mecanismo, não tem prevenção.
   36. Ejaculação precoce tem cura? - Sim. E boa parte da solução está na cabeça: é o psicólogo que conta. "Todo ejaculador precoce é um ansioso, então costuma-se prescrever um ansiolítico como complemento do tratamento", diz o urologista Wagner Ávila. "às vezes, só de saber que tem o remédio no bolso, o paciente melhora." O stress é outro vilão, porque o sujeito vai acumulando tensão e, quando tem a oportunidade de descarregar, não aguenta segurar. É comum também sair do consultório com a recomendação de posições sexuais adequadas, como aquelas em que a mulher fica por cima e para quando percebe algum sintoma de pressa.
   43. Os gays nascem gays? - No livro "Cérebro em Transformação", Suzana Herculano-Houzel, bióloga e neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, diz que estudos demonstram semelhanças entre o cérebro de pessoas com a mesma preferência sexual. O hipotálamo delas responderia de maneira idêntica aos feromônios. "Até onde a ciência sabe, a preferência é determinada no começo da gestação por fatores biológicos, e não apenas genéticos", afirma. Mulheres e homens gays, por exemplo, teriam certas estruturas cerebrais, ligadas à sexualidade, iguais. Portanto, o processo aconteceria ainda no útero e, durante a adolescência, o amadurecimento do cérebro levaria ao reconhecimento da sexualidade. Para a psicologia, não há consenso. "O que se afirma atualmente é que não se trata de uma opção e sim de uma orientação sexual , assim como a bissexualidade e a heterossexualidade", afirma a psicoterapeuta Sâmara Jorge, de São Paulo. O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, em 1999, que não se trata de distúrbio nem de perversão.
   50. Qual o método contraceptivo mais seguro? - Os que inibem a ovulação, como pílula, anel vaginal, adesivo, DIU com progesterona, implantes e injeções hormonais. Mas a eficácia vai depender do uso correto.
   51. A pílula do dia seguinte deixa de ter efeito conforme o uso? - Não é que deixa de ter efeito. O uso constante provoca a irregularidade do ciclo menstrual e, por isso, dificulta o monitoramento do período fértil e a chance de gravidez aumenta. A anticoncepção de emergência, eficaz quando tomada até 72 horas depois do coito desprotegido, deve ser usada só como recurso devido a um descuido - e não como hábito.
   56. E [masturbação] pode dar espinha? - Não, nem deixa um braço maior que o outro, não faz crescer peitinhos nem nascer pelo na mão, não causa cegueira nem perda de memória. Essas lendas urbanas existem desde sempre para inibir a prática e "não derramar a semente no chão", como diz a Bíblia. Na Idade Média, era considerada mais grave do que incesto. Sabe-se que ela pode ajudar no conhecimento das nossas próprias respostas sexuais e na preparação do corpo para o contato com o outro. E acontece em todas as idades, desde a infância até a velhice.
   
   64. Quantas calorias são gastas no sexo? - Em uma hora, com direito a preliminares e variação de posições, de 400 a 700 calorias. Homens tendem a queimar mais do que mulheres, porque têm mais massa muscular. Se ela estiver por cima, apoiando os pés na cama e usando a força das coxas para subir e descer, chega a queimar 100 calorias em 10 minutos, o mesmo gasto em uma corrida. Se for ele quem faz o esforço, gasta 120. A masturbação mútua pode queimar 60 calorias, e o sexo oral, de 40 a 50.
   78. Quem grita durante o sexo sente mais prazer? Não necessariamente. Um estudo nas universidades de Central Lancashire e de Leeds, na Inglaterra, mostrou que os gemidos femininos são dissociados do orgasmo. Homens podem ter a sensação maior de virilidade e até chegar lá mais rápido. Mas o efeito é psicológico.
   86. Quantos óvulos uma mulher produz durante a vida? - Em média, de 400 a 500. Eles são gerados por parte dos folículos, que se formam ainda no feto a partir do 5° mês de gestação. Nesse período, a quantidade de folículos pode chegar a 10 milhões. Próximo ao nascimento, esse número cai para 1,5 milhão e, perto da primeira menstruação, 500 mil.
   94. Animais fazem orgias? - Sim. As orgias têm função social, principalmente para os bonobos. Os bandos se reúnem e transam com parceiros do outro ou do mesmo sexo. As fêmeas de chimpanzés, que têm o cio de 37 dias, chegam a copular mil vezes nesse período, com machos diferentes.
   97. Existem animais gays? - Sim. Mais de 30 espécies de mamíferos, como leões, girafas e elefantes, e mais de 70 aves formam casais homossexuais.Bonobos se beijam e trocam carinhos, ursas se juntam para cuidar dos filhotes, pássaros-cantores machos vivem como pai e pai de crias abandonadas [...]. Pesquisadores afirmam que isso só acontece quando não há parceiros disponíveis, mas outros discordam da teoria. O comportamento se daria por gosto e afinidade. 

2 comentários:

  1. Uohh vamos tirar nossas duvidas! hehee

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa edição é realmente interessante e curiosa, mas tem coisa nela que a maioria já deveria saber. Hoje em dia é imprescindível o conhecimento básico sobre sexo para uma vida saudável e sem dores de cabeça eternas.

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~