sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Meme Literário de Um Mês - Dia 19

   O Meme Literário de Um Mês é organizado pela Tábata, do Happy Batatinha; mais informações aqui.

O que você acha da elitização da literatura?
(Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?)

   Qualquer tipo de elitização é um porre. (tipo alguns ateus se achando melhores que todo mundo só por isso; alguns nem sabem quem é Newton e ficam falando). Não acho que alguém pode ser melhor do que ninguém por algo que gosta ou não gosta. Aliás, isso é muito clichê, mas ninguém é melhor que ninguém, porra! Todos temos defeitos e qualidades: eu sou inteligente, mas super mal educada (quero dizer, mal educada na visão da nossa sociedade); meu amigo é um amor de pessoa mas não entende nada do que você fala. Julgamos a pessoa pelo seu CARÁTER, sabe o que é isso? Fulano gosta de Restart, mas não é pior que eu por isso.
   Voltando. Eu raramente gosto de algo que é da massa, gente, desculpa. E não é por que sou pedante, não; eu simplesmente não consigo. Crepúsculo? Por favor; acho que na verdade eu fingia ser fã pra "me integrar na sociedade adolescente". 50 Tons de Cinza? Nunca vi maior lixo literário. Jogos Vorazes? Não cheira nem fede. Nicholas Sparks? Nem eu escrevo tão mal. E as coisas que viraram da massa eu comecei a gostar ANTES que assim fosse, como aconteceu com ASOIAF.
   Se tenho meus preconceitos literários? Sim, tenho (como vocês puderam ver) e são muitos. Mas não vou sair xingando uma pessoa só por que ela é fã de The House of Night. Não deixo meus preconceitos de lado (um dos meus defeitos), mas acho que sei lidar com cada um deles, quero dizer, guardo todos pra mim, não saio falando "Fulano é um merda porque gosta de Crepúsculo", "Astolfo é um idiota porque é fã de Slipknot".
   E também não saio falando das minhas preferências, porque eu sei que a maioria dos merdinhas que eu conheço vai sair falando que é hipocrisia, que eu só falo que curto pra "pagar de cult". Outro dia brigaram comigo porque eu disse que o Richard Harris foi um melhor Dumbledore do que Michael Gambon; disseram que eu disse isso só por que o cara morreu. Tipo, oi?
   Eu penso assim: quer ler Paulo Coelho? Divirta-se. Quer ouvir Cine? Mergulha de cabeça. Quer assistir Os Vingadores? Vai lá, irmãozinho. Quer ser mórmon? Cara, problema seu. Ninguém tem nada a ver com isso, você não é pior que qualquer um; e a pessoa que pensar assim, tem algum tipo de retardo mental, tenha certeza disso.
   P.S.: Minhas observações não têm objetivo de ofender qualquer religião ou gosto musical/literário. Se houver alguma confusão assim, peço desculpas.
  

2 comentários:

  1. partilhamos do mesmo pensamento.
    aiai pena q nem todo mundo pense assim.

    ResponderExcluir
  2. Acredito mais ou menos na mesma coisa... Também não sou muito fã de livros que viram moda - até porque a maioria é livro teen, e não curto muito -, mas também, só por isso, não dá para sair julgando todo mundo!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~