segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Demônios das profundezas

   Se você pelo menos já assistiu Procurando Nemo, já deve saber o que são os peixes abissais. Eles vivem nas profundezas escuras do oceano e são conhecidos pela sua terrível aparência aos olhos humanos. Mas ninguém pode negar que são seres com uma incrível capacidade de adaptação (como todos os peixes, aliás): vivendo há mais de 4000 metros de profundeza, onde a pressão da água é capaz de destruir um cilindro de oxigênio e numa temperatura com média de 2°C, eles brilham, são assustadores. Verdadeiros demônios das profundezas; e aqui, cinco desses "príncipes".
   
   A maioria dos peixes abissais emitem luzes no próprio corpo: a chamada bioluminescência. Isso auxilia para atrair presas e parceiros; ainda sendo visto que a reprodução é muito difícil: estima-se que, para cada fêmea sexualmente amadurecida haja de 12 a 15 machos. Alguns até desenvolveram certos "dribles" para isso, como o Gonostoma gracile, que se desenvolve sexualmente como macho num ano e como fêmea no outro. Além disso, como a disponibilidade de alimentos é bem escassa, eles têm uma boca gigantesca e estômago maior ainda, muitas vezes se alimentando de seres desproporcionais ao seu tamanho.

1. Peixe-víbora (Chauliodus sloani). Esses são peixes pequenos na verdade, com média de um palmo de comprimento. Sua principal característica são os dentes em formas de agulhas curvadas, que passam da borda da mandíbula para fora, dando-lhe um aspecto bem... monstruoso. Seus olhos são relativamente grandes, embora não desempenhem grandes benefícios no habitat em que vive. Uma trilha de cerca de 350 pontos luminosos é encontrada ao longo do seu corpo e lombo.

2. Peixe-machadinha-abissal (Argyropelecus hemigymnus). Ele vive há cerca de 500 metros de profundidade e chega a até 12 centímetros. Ofensivos não pode defini-los bem; se alimentam de peixes abissais menores que eles. São conhecidos pela "expressão" de horror que têm, como vocês podem ver abaixo. Pois é, bons pesadelos pra você também.
                                     Fonte da imagem: O Verso do Inverso

3. Peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii). Finalmente o nosso amiguinho de "Procurando Nemo". Ele vive entre 100 e 2000 metros de profundidade. Com a bioluminescência atrai suas presas com uma pequena protuberância (como uma antena) que tem na cabeça, assim como acontece com Dori e Marlim (se escreve assim?). A fêmea pode chegar a até 15 centímetros, mas o macho não passa de cinco.

   4. Peixe-ogro (Arnoplogaster cornuta). Esse vive a até 5000 metros nas profundezas do oceano. Seus dentes são bem maiores que os do peixe-víbora, e ele não pode fechar a boca por isso; mas suas presas são pegas por eles e então sugadas para dentro da boa, de onde não conseguem mais sair (como numa cadeia de verdade). 

5. Peixe-bola (Himantolophus albinares). Vive entre 100 e 2000 metros de profundidade no Oceano Atlântico. Sua fêmea tem o formato semelhante a uma bola de futebol. São muito elásticos, e por isso podem se alimentar de seres com até o dobro de seu tamanho (como foi citado no início do post). 


   Não podemos negar que todos são bizarros e até um tanto (assustadores), mas não desmerecem nossa natural admiração às coisas da "Mãe Terra". E, claro, como são peixes abissais (tipo, 1000 metros a média de vivência deles) as pesquisas são um pouco carentes, então é quase impossível saber muito sobre esses seres mais que fascinantes.

4 comentários:

  1. Eu acho incríveis esses peixes, apesar de ter essa aparência assustadora, rsrs.
    Eu pensava que eles eram bem maiores (tipo uns 40 ou 50 cm), mas a maioria chega até 15 cm!

    Adorei o post, bem diferenciado! ;)

    Beijokas da Mylloka

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Para com isso! Eles não são tão assustadores assim!
    o Peixe-machadinha-abissal é até fofinho *---*
    Eu acho que devem ter monstros de verdade, muito piores do que esses peixinhos, ainda mais fundo no mar, só esperando para serem descobertos.
    Ou esperando uma tsunami gigante que vai trazer eles para a terra e assim eles possam nos devorar O.o

    ResponderExcluir
  3. Só faltou aquele peixe do gênero Lynophryne arborifera, o qual chega a ser belíssimo em sua feiúra absurda: parece que a Mãe Natureza, que devia ter tomado todas, apanha um galho de árvore e enfia no queixo do bicho, dando a impressão que o dito atravessou a boca e ficou um toco aparecendo no nariz: http://illuminationstudios.com/archives/139/illuminated-netdevil-linophryne-arborifera
    É a natureza caricaturista, podem crer.

    ResponderExcluir
  4. CORREÇÃO: Só faltou aquele peixe do gênero Lynophryne arborifera, o qual chega a ser belíssimo em sua feiúra absurda: parece que a Mãe Natureza, que devia ter tomado todas, apanhou um galho de árvore e enfiou no queixo do bicho, dando a impressão que o dito atravessou a boca e ficou um toco aparecendo no nariz: http://illuminationstudios.com/archives/139/illuminated-netdevil-linophryne-arborifera
    É a natureza caricaturista, podem crer.

    ResponderExcluir

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~